sábado, 26 de junho de 2010

CUIDAR BEM TAMBÉM DO CORPO FÍSICO



Paulo César Scanavez- São Carlos/SP

(Mentes do Amanhã - Ano I - Edição I - Julho/2008)


Interessar-se e movimentar-se no cultivo de valores espirituais é a prioritária recomendação da doutrina espírita. Postura dinâmica e centrada na permanente renovação de si mesmo objetivando a auto-iluminação situa-se em plano prioritário de todo aquele que despertou sua consciência para a importância da ascensão do espírito em busca dos valores eternos.


Nota-se, contudo, que pouco se fala em cuidar bem do corpo físico, como se isso fosse desimportante ou capaz de eclipsar a proposta maior de cuidar bem do espírito. Esse tema não escapou do enfrentamento por parte da Espiritualidade que ao responder às questões postas nas perguntas 718 a 727 destacou, em essência, que "a lei de conservação impõe ao homem o dever de conservar as suas energias e a sua saúde, para cumprir a lei do trabalho".

Há pessoas que atravessam a existência física inteira padecendo severos problemas de saúde orgânica. Outras desfrutam de plena higidez física, esbanjando saúde por todos os poros. Terceiro grupo que alterna períodos de saúde e às voltas com doenças simples ou de etiologia mais grave. Independente do grupo em que nos situemos há necessidade de buscarmos sempre o restabelecimento da saúde e a sua contínua manutenção para proteção integral desse vaso físico de suma importância para as atividades do espírito enquanto estivermos reencarnados. A alimentação sadia ajuda-nos a conquistar uma vida mais ativa, saudável e prazerosa. O respeito ao próprio corpo não deixa de ser um modo de exercício de encantamento com a vida e com o corpo e vida do semelhante. Colocar o corpo em movimento, através da prática de exercícios físicos regulares, constitui-se também em prática preventiva de inúmeras doenças, indisposições e sedentarismo que geram estados de inércia, parasitárias, depressivos e que em muitos casos deságuam em baixa-estima.

Para crescer espiritualmente temos que conjugar os interesses do corpo e do espírito, compatibilizando-os, reconhecendo a significativa importância do corpo físico para bem cumprirmos nossas atividades na Terra. Ao zelarmos bem do corpo físico – abstendo-nos dos excessos e trabalhando pelo restabelecimento e ou contínua manutenção da saúde – estamos agradecendo a DEUS a bênção da vida e ao mesmo tempo facilitando o nosso engajamento às atividades de cultivo dos valores espirituais. O indivíduo oxigena melhor seu cérebro, torna-se mais ágil, mais confiante, vitaliza seu bom humor e sua estima, está sempre disposto a conhecer mais, trabalha com maior disposição, revela-se apto a atividades diversas, aceita-se com mais facilidade e refuga sugestões em torno da inércia e da acomodação. A discrição, o equilíbrio e a moderação são peças espirituais fundamentais para alavancar uma saúde física ideal, geradora de saudáveis estímulos para aceitarmos os múltiplos desafios no desdobramento de nossa jornada reencarnatória. Possamos buscar orientação e apoio para bem compreendermos a necessidade de reavaliação de hábitos alimentares e adoção da prática de exercícios físicos adequados, pois assim estaremos contribuindo para preservarmos tanto quanto possível o nosso corpo físico para bem aplicá-lo na execução de tarefas que interessam à evolução do nosso espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário